REAFRO abre inscrições de voluntários para o MentPreta

Programa de mentoria, que visa potencializar as práticas e os desafios da gestão dos afronegócios, vai orientar afroempreendedoras(es) de SP e RJ.

A Rede Brasil Afroempreendedor, REAFRO, acaba de abrir inscrições de voluntárias(os) para o MentPreta, programa de mentoria para afronegócios na cidade de São Paulo e Rio de Janeiro. O projeto foi criado para acelerar negócios, desenvolver afroempreendedoras(es), além de criar uma proximidade entre empresárias(os) negras(os) e suas/seus mentoras(es) para gerar um ambiente de circularidade de conhecimentos; e desta forma, potencializar ainda mais os efeitos positivos para todos os envolvidos.

O MentPreta nasceu para valorizar pessoas e promover diálogo pautado na escuta e acolhimento, a partir da pesquisa e da compreensão das estruturas afroempreendedoras, além da urgência em manter um canal de comunicação que vá além da formação formal. Entre as ações previstas estão: a Semana Afroempreendedora, Mentoria em Grupo e o Desafio Afroempreendedor.

A “Semana Afroempreendedora”, que acontecerá de 12 a 19 de março de modo online; vai otimizar e acelerar os temas a serem trabalhados durante as atividades do MentPreta. Tudo isso para focar no desenvolver das ações de forma prática e objetiva. A iniciativa provém do plano de trabalho do Projeto Afronegócios Virando a Onda. A parceria para a realização ocorre entre a Reafro e o UnitedHealth Group (Amil).

A mentoria em grupo acontecerá de forma on-line para respeitar as medidas de segurança da pandemia e deve reunir 200 pessoas em 48 encontros com total de 136 horas neste programa.

O Desafio Afroempreendedor compreende que cada mentor(a) desenvolverá mecanismos empresariais práticos para as/os afroempreendedoras(es) dentro do prazo de uma semana. Todas as tarefas serão avaliadas para compor uma tabela de pontuação e premiações; que podem variar de acordo com o empenho de cada mentorada(o).

“Segundo Daniel Lira, vice-presidente da Reafro e coordenador do MentPreta a participação dos mentores voluntários irá contribuir com a diversidade de conhecimentos sobre os temas abordados. Visto que esta seleção prevê a participação de pessoas das diversas regiões do país e permitirá, a estas(es) voluntárias(os), terem acesso a ferramentas e metodologias aplicadas no cenário do afroempreendedorismo.”

Confira a seguir o passo a passo da mentoria na prática:

1. Semana Afroempreendedora; 2. Treinamento das/dos mentoras(es) para orientação do formato dos atendimentos; 3. Organização dos grupos e cronograma de ações para criar estratégias sólidas para melhorar o negócio; 4. Acompanhamento dos voluntários nas mentorias; 5. Acompanhamento das/dos voluntárias(os) dos desafios elaborados pelas(os) mentoras(es) sobre os temas abordados; 6. Acompanhamento e monitoramento da avaliação dos desafios, dos sistemas de pontuação e premiação; e, 7. Acompanhamento da avaliação final do relatório de desempenho.

Esta iniciativa está contida no Plano de Trabalho do Projeto Afronegócios Virando a Onda, em parceria com o UnitedHealth Group (Amil) e consiste em cooperar para o fortalecimento, crescimento e visibilidade de 200 afroempreendedoras(es) negras e negros dos Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

EDITAL 001/2021 DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA

COMPOR A EQUIPE DE VOLUNTÁRIOS DO

 MENTPRETA – PROGRAMA DE MENTORIA REAFRO

Rede Brasil Afroempreendedor – REAFRO, pessoa jurídica de direito privado, situada a Rua Martiniano de Carvalho, n.º 14 – Sala 401 – Bela Vista, CEP: 01321-000 – São Paulo – SP, devidamente inscrita no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica sob o n.º   27.820.005/0001-17,  com o objetivo de estimular o desenvolvimento do ecossistema de gestão empresarial, cultural e educacional para os afroempreendedores brasileiros inseridos nesses eixos, vêm por meio deste Edital de Chamamento, convidar estudantes no último ano do curso de graduação de IES de Humanas e profissionais do mesmo segmento, interessados a se inscreverem e atuarem como voluntários para afroempreendedores no Programa MentPreta, nos termos da Lei9.608 DE 1998 .  

O objetivo deste Edital é estimular o desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo e gestão de empreendedores negros e negras no Brasil, selecionando profissionais e graduandos do último ano, os quais passarão pelo processo de orientação com base no afrocentrismo, cujo objetivo é ampliar o conhecimento, através da Mentoria nas áreas de Gestão Financeira, Gestão de Negócios, Marketing, Matriz da Circularidade, Proteção de Dados, Proposta de Valor, Pitch, Novo Normal e Afroempreendedorismo, em prol do fortalecimento de afronegócios.

Esse programa tem as seguintes finalidades:

  1. Mentorear afroempreendedores para o desenvolvimento dos seus negócios.
  2. Aproximar afroempreendedores e seus associados;
  3. Proporcionar um ambiente que incentive uma atmosfera de negócios mais favorável ao desenvolvimento dos negócios realizados por afroempreendedores.
  1. A REAFRO

A Rede Brasil Afroempreendedor – REAFRO é uma Associação Nacional de Direito Privado, sem fins lucrativos, de apoio e fomento ao afroempreendedorismo e se constitui como ferramenta substantiva para a organização e fortalecimento das/dos Afroempreendedoras(es).

A Rede está ancorada na missão de fortalecer o afroempreendedorismo por meio da educação empreendedora. Está organizada em torno de alguns objetivos:

  1. Promover o desenvolvimento social e econômico dos afroempreendedores brasileiros, por intermédio da educação empreendedora, da informação e da troca de conhecimentos;
  2. Assegurar, entre os associados, o desenvolvimento de oportunidades de negócios, o convívio, a solidariedade, a fraternidade, o sentido e a ação comunitária, a participação solidária e a integração social e econômica;
  3. Articular parcerias de programas de crédito e microcrédito, assim como sistemas de fomento e financiamento da produção, comércio e prestação de serviços, para apoiar, beneficiar e corroborar com o desenvolvimento e fortalecimento do afroempreendedorismo brasileiro;
  4. Assegurar informações e conhecimentos para a eficácia dos empreendimentos e dos negócios, como observatórios, institutos de pesquisas, Escolas, Universidades e outros meios.
  • O PROGRAMA

A Rede Brasil Afroempreendedor – REAFRO, em parceria com o United Health Group Brasil – Amil – líder global em cuidados de saúde, lança o projeto “Afronegócios Virando a Onda”. O MentPreta constitui como uma das fases de execução do Projeto e está contida no Plano de Trabalho do Projeto, se configurando como atividade de transição entre a programação realizada pela Escola Nacional de Negócios Reafro – ENAFRO e o início das atividades de mentoria empresarial.

O projeto envolverá 200 micros e pequenas empresas de afro-brasileiros. Sendo 100 de São Paulo e 100 do Rio de Janeiro, em cursos através da Escola Nacional de Negócios Reafro – ENAFRO os seguintes temas: Transformação digital, finanças, e plano e gestão de afronegócios e, mentorias empresariais através do MentPreta – Programa de Mentoria Reafro, com temas que transcendem a gestão do negócio e os preparam para um posicionamento mais competitivo, ao aprenderem a lidar com a Lei Geral de Processamento de Dados, Proposta de Valor, Marketing e Afroempreendedorismo, Pitch para Afronegócios, Gestão de Negócios e Gestão Financeira, Novo Normal (Covid-19) e Afroempreendedorismo, Perfil Afroempreendedor e Matriz da Circularidade.

O Programa MentPreta é uma iniciativa da REAFRO para apoiar afroempreendedores em áreas como: Proteção de Dados, Proposta De Valor, Pitch, Marketing, Gestão Financeira, Gestão de Negócio, Novo Normal e Afroempreendedorismo através de orientações técnicas, treinamento na área de gestão e estratégias de comunicação na internet visando o melhor desempenho do afronegócio.

A metodologia está baseada nas experiências práticas e teóricas da Reafro junto aos afroempreendedores. Onde o princípio é estabelecer relações entre o empreendedor(a) e seus negócios para promover as trocas de saberes entre os envolvidos, os afroempreendedores (as) e a proposta de mentoria.

As mentorias da Rede Brasil Afroempreendedor são desenvolvidas com base no diagnóstico do negócio, desenvolvimento de ação e resultado. Porém, sem deixar de lado a pessoa por trás de cada ideia e/ou empreendimento.

  1. O Programa de mentoria terá duração de três meses, com a realização da Semana Afroempreendedora REAFRO, através da REAFRO TV no YouTube e contará com oito encontros de duas horas para cada temática. Totalizando 56 encontros;
  2. Aproximar os empreendedores da REAFRO e seus associados;
  3. Proporcionar um ambiente que incentive uma atmosfera de negócios mais favorável ao desenvolvimento/crescimento, a partir do acesso a ferramentas de mentoria para alavancar a atuação dos afronegócios dos/das participantes.
  • DA PARTICIPAÇÃO

Poderá participar deste Edital de Chamamento, a voluntários(as):

  1. Pessoa física, autodeclarada afrodescendente (preto ou pardo), maiores de 18 anos, estudante, regularmente matriculado em Instituições de Ensino Superior – IES, cursando o último ano de graduação do curso de Humanas;
  2. Pessoa física, autodeclarada afrodescendente (preto ou pardo), maior de 18 anos, profissionais com formação na área de Humanas com experiência nas áreas temáticas a serem realizadas a mentoria a saber: (Gestão Financeira, Gestão de Negócios, Marketing, Matriz da Circularidade, Proteção de Dados, Proposta de Valor, Pitch, Novo Normal e Afroempreendedorismo);


  • DA MENTORIA
  1. A Mentoria será realizada pelo período de dois meses, com previsão para iniciar no dia 29 de março de 2021 e finalizar em 31 de maio de 2021;
  2.  As datas acima descritas são previsões, podendo ser alteradas por critério de planejamento exclusivo da REAFRO;
  3. A Mentoria consiste em realização orientação voltadas à estruturação, desenvolvimento e otimização dos processos do negócio.
  4. O processo de mentoria compreende o cumprimento de um  cronograma e requisitos , estabelecidos pela Equipe de Coordenação do Programa MentPreta ,  a serem observados pelos voluntários  paras fins   de consecução do programa, assim estabelecidos: 
  1.  Frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) das atividades, sob pena de desligamento;
  2. As atividades de mentoria serão realizadas virtualmente, através de videoconferência, pela plataforma, JitsiMeet, Zoom, Google Meet ou Youtube;
  3. O link para acesso será disponibilizado, previamente, através do envio de mensagens via endereço eletrônico (e-mail) e aplicativo WhatsApp, informado no ato da inscrição;
  4. Disponibilidade para participar das atividades, nos dias e horários previamente ajustados em conformidade com o termo de adesão de serviço voluntário, com 2 horas semanaisemediante acesso à internet, em equipamentos compostos com as seguintes tecnologias: computador ou aparelho celular dotado de câmera, caixas reprodutoras de som e microfone e luminosidade no local para visibilidade dos participantes; 
  5.   REAFRO se reserva ao direito de desligar, de forma unilateral, o voluntário do Programa MentPreta, antes do término previsto, caso não atenda os critérios de classificação estabelecidos neste Edital.
  • DA DIVULGAÇÃO

O período de divulgação compreende a data de 08 de março a 12 de março de 2021 no site da Reafro – www.reafro.org.

  • Não serão aceitas inscrições por qualquer outro meio e/ou fora do prazo estabelecido neste Edital;
  • Serão indeferidas as inscrições que não atenderem os termos estabelecidos neste item 3;
  • No ato de inscrição, o voluntário deverá enviar currículo, através de arquivo em PDF para o e-mail mentpreta@gmail.com.
  • DA PRÉ – SELEÇÃO
  • Do número total de inscritos, até 32 (Trinta e dois) voluntários serão selecionados para participarem da Pré-Seleção do Programa MentPreta;
  • Ao serem pré-selecionados, os candidatos serão comunicados, via e-mail, telefone ou aplicativo WhatsApp, através dos dados fornecidos no ato da inscrição, do resultado, com agendamento de dia e horário para participarem de uma entrevista;
  • A entrevista será na modalidade tele presencial, através de videoconferência, pelo período de 30 (trinta) minutos cada;
  • As entrevistas têm previsão de serem realizadas entre os dias 22 a 26 de março de 2021;
  • A REAFRO, através da Equipe do Programa MentPreta enviará o link para participação da entrevista, até uma hora antes da data e horário previamente agendado;
  • Os pré-selecionados deverão apresentar os seguintes documentos: Comprovante de escolaridade, cópia do RG e CPF;
  • O prazo previsto para entrega dos documentos será até o dia 26/03/2021, impreterivelmente, até as 12h (doze horas), horário de Brasília;
  • Os documentos serão enviados virtualmente, para o e-mail mentpreta@gmail.com, que será encaminhado para REAFRO pelos voluntários pré-selecionados no último dia dos entrevistados da pré-seleção em 26/03/2021;
  • Os pré-selecionados que NÃO enviarem os documentos, completos, no prazo estabelecido no item anterior, letra “g”, estarão automaticamente, desclassificados.
  • Do total dos pré-selecionados, serão contemplados inscritos das 5 (cinco) diferentes regiões do país.
  • Do total dos   pré-selecionados, até 16 (dezesseis) serão selecionados para participarem do Programa MentPreta.


  • DA CONVOCAÇÃO
  • O resultado dos voluntários selecionados para participarem do Programa MentPreta, será divulgado no dia 27 de março de 2021, no site da REAFRO (www.refro.org) e das suas respectivas redes sociais (Instagram e Facebook). Os selecionados serão comunicados através do e-mail informado no formulário de inscrição;
  • Somente os voluntários que forem selecionados no certame receberão comunicação do resultado da pré-seleção e, posteriormente, seleção.
  • Após a comunicação da seleção, o selecionado terá o prazo de até 24h (vinte e quatro horas) para encaminhar, por meio do endereço eletrônico mentpreta@gmail.com  o aceite de participação no processo de mentoria;
  • Caso o selecionado não dê seu aceite no prazo indicado acima ou permaneça em silêncio, perderá o direito à participação no Programa MentPreta. Nesta hipótese, será convidado(a) o/a voluntário(a) inscrito(a) e pré-selecionado(a), que obtiver a melhor classificação posterior, possuindo o mesmo prazo para manifestar o seu aceite;
  • A critério da REAFRO, poderão ser solicitadas informações complementares e documentos que comprovem a informação solicitada, bem como a atualização de documentos, sob pena de anulação da inscrição ou desligamento do programa;
  • O Voluntário ou voluntária participante é responsável pela fidelidade e legitimidade das informações prestadas e dos documentos apresentados. A falsidade de qualquer documento apresentado ou a inveracidade das informações implicará a imediata desclassificação ou eliminação.
  • DO CRITÉRIO DE SELEÇÃO
  • A seleção será realizada por meio de avaliações realizadas nas entrevistas, com relevância ao conhecimento e critérios abaixo descritos.
  • O enquadramento consiste na análise dos voluntários apresentados quanto ao atendimento às disposições estabelecidas no presente Edital;
  • O julgamento será feito por um Comitê de Seleção e consiste na análise dos voluntários, a partir de seus currículos, desenvoltura, conhecimento e interesse;
  • Na análise de critério e relevância, a pontuação final de cada negócio será aferida em observância aos seguintes critérios: I. Equipe a) Experiência nos temas; b) Interesse em aprofundar-se sobre as temáticas; c) 70% de representação de mulheres negras; d) Contemplar participantes das 5 (Cinco) Regiões do Brasil.
  1. REVOGAÇÃO OU ANULAÇÃO DA CONVOCAÇÃO

A qualquer tempo, a presente Convocação poderá ser revogada ou anulada, no todo ou em parte, seja por decisão unilateral da REAFRO, seja por motivo de interesse público ou exigência legal, em decisão fundamentada, sem que isso implique direito a indenização ou reclamação de qualquer natureza.

  1. DA DESCLASSIFICAÇÃO

Será automaticamente desclassificado o/a voluntário(a) que:

  1. Não preencher os requisitos estabelecidos neste edital;
    1. Causar tumulto ou agir de forma não respeitosa em quaisquer fases do programa ou durante a mentoria, com quaisquer dos participantes e integrantes do programa;
    1. Não observar os requisitos e cronograma de que trata o item 4. deste Edital; 
    1. Não observe o prazo de aceitação, após a seleção, para participar do programa, nos termos previstos neste edital;
    1. Não encaminhar a documentação solicitada ou a envie em situação irregular;
    1. Descumpra qualquer requisito presente neste edital;
    1. Viole quaisquer regras ou normas aplicáveis, bem como os direitos de terceiros, inclusive de propriedade intelectual e de personalidade ou, ainda, o dever de guardar sigilo e/ou de confidencialidade;
    1. Seja constatada ou haja suspeita de fraude, má-fé e/ou prática abuso de qualquer natureza;
    1. Desrespeite valores éticos da REAFRO ou das empresas pertencentes ao seu ecossistema;
    1. O inscrito e/ou participante, que durante a realização do Programa desejar encerrar sua participação, deverá expressar sua vontade, através de requerimento de exclusão, por escrito, para a REAFRO.
  1. AUTORIZAÇÃO DE USO DE NOME E RESPONSABILIDADE PELOS DADOS INFORMADOS
    1. Fica autorizado a manutenção das informações no banco de dados, autorizando eventuais contatos no prazo de até 5 anos.
    1. Cada voluntário assume sua plena e exclusiva responsabilidade para com o conteúdo enviado, com relação à sua titularidade, originalidade e responsabilidade por eventuais violações à intimidade, privacidade, honra e imagem de qualquer pessoa, segredos industriais, propriedade industrial, direito autoral e/ou a quaisquer outros bens juridicamente protegidos, bem como em relação ao cumprimento da legislação brasileira, eximindo a RAFRO de qualquer responsabilidade relativamente a tais fatos, aspectos, direitos e/ou situações, sob pena do procedimento judicial cabível.
  1. DO CRONOGRAMA
ATIVIDADESDATAS
DIVULGAÇÃO08/03/2021 a 12/03/2021
INSCRIÇÃO15/03/2021 a 21/03/2021
RESULTADO DA ANÁLISE CURRICULAR20/03/2021
ENTREVISTA DOS PRÉ SELECIONADOS22/03/2021 a 26/03/2021
PRAZO DE ENVIO DE DOCUMENTOS DOS PRÉ SELECIONADOSATÉ 26/03/2021
RESULTADO27/03/2021
INÍCIO29/03/2021


  1. DOS RECURSOS

Após a divulgação dos resultados poderá ser interposto recurso no prazo de 24h (vinte e quatro horas), devendo ser enviado para o seguinte endereço de e-mail mentpreta@gmail.com , cuja apreciação acontecerá em igual período, o resultado será comunicado como resposta ao mesmo e-mail enviado. 

  1.  DISPOSIÇÕES GERAIS
    1. Os casos omissos serão apreciados e decididos pelo Comitê de Seleção e em caso de recursos relativos ao resultado, serão apreciados e decididos pela Diretoria da Rede Brasil Afroempreendedor – REAFRO;
    1. A inscrição, participação e/ou seleção não obriga ou vincula a REAFRO, ou qualquer empresa pertencente ao ecossistema, a realizar patrocínio ou qualquer tipo de apoio ou aporte financeiro ao voluntário participante e ou seus proponentes na forma da Lei 9608 de 1988;
    1.   A classificação do voluntário   implica em atividade não remunerada sem qualquer contraprestação financeira entre as partes;
    1. A REAFRO reserva-se o direito de realizar alterações no edital, caso considere necessário;
    1. Todas e quaisquer dúvidas sobre o presente Edital poderão ser esclarecidas por meio do e-mail contato: mentpreta@gmail.com.

São Paulo, 08 de março de 2021

_____________________________                                                                    

APARECIDA DA SILVA

Presidenta da REAFRO

      ___________________________

Daniel Lira

Vice-presidente da REAFRO e Coordenador do MentPreta

Scroll Up