Diretor da REAFRO lança livro

Com a participação de Aparecida Silva, presidente da REAFRO, neste mês da consciência negra está sendo lançada mais uma importante publicação, no contexto do fortalecimento de projetos afirmativos e valorização de nações africanas e afrodescendentes, é o Atlas Geocultural da África. Promovido pela editora Expressão e Arte, o autor, Prof. Dr. Odair Marques da Silva, assume uma proposição de novos estudos africanistas ao contextuar como denominador comum no livro a proposição por ampliar a oferta de informações atuais e relevantes, partindo de um conjunto de aspectos basilares, sistematizados e organizados de cada país do continente africano. O objetivo fundamental proporciona um olhar diferenciado e atualizado sobre esses países, a fim de estimular pesquisas posteriores, principalmente no que tange à curiosidade pedagógica e à releitura do contexto internacional que se recompõe a partir das ações desenvolvimentistas nesses países.

A produção tem a característica de incremento informativo, em estímulo e subsídio aos projetos escolares. Mesmo com as legislações brasileiras vigentes, que abordam a relevância de se estudar esse continente, ainda se observa, na mídia brasileira e nas produções didáticas nacionais, a fragilidade de coletâneas de informações qualitativas nessa modalidade temática. Dessa maneira, os materiais componentes do livro procuram acrescentar elementos que agreguem conteúdos e diversidades temáticas. 

O Atlas Geocultural da África, portanto, insere-se de forma alvissareira nesse clima de interesse pelos povos, pela cultura, pela infraestrutura econômica, pela importância cultural, histórica e estratégica que os países africanos intercalam com a história da formação cultural e econômica brasileira. O Atlas distancia-se da proposição de se tornar um compêndio ou de apresentar uma densa descrição de cada país. O intuito base é oferecer um conjunto de mapas, termos e informações sintetizadas, para aguçar a curiosidade pedagógica e os estudos, e ir ao encontro das expectativas de agregar ingredientes às pesquisas, às apresentações de escolares e aos círculos de conversa.

Serviço

Lives de lançamento em 11/12, às 17hs, no canal www.bit.ly/africaatualtv e no canal oficial da REAFRO em 12/12, às 18hs, www.bit.ly/reafro-tv.

Promoção especial de parcerias, para este lançamento, com 37% de desconto.

Outras informações em www.africaatual.com.br.

Vendas em https://www.editoraexpressaoearte.com.br/  e  https://www.clubedapreta.com.br/