Afronegócios, virando a onda!

Amil e Reafro lançam projeto para capacitar afroempreendedores brasileiros.

O programa “Afronegócios Virando a Onda” vai oferecer mentorias e cursos para impulsionar 200 micro e pequenos negócios participantes.

Veja a repercussão desse projeto em matéria publicada na revista EXAME:

https://exame.com/pme/amil-e-reafro-lancam-projeto-para-capacitar-afroempreendedores-brasileiros/?fbclid=IwAR0GFtibE_43OlMDZz3Cb26D5GooaPR-k0ePqFnZi2iecuEPDh43ybL4FrY

 

UnitedHealth Group e Reafro fazem parceria para capacitar afroempreendedoras e afroempreendedores no eixo RJ/SP

Programa “Afronegócios Virando a Onda” impactará 200 empreendedores

A Rede Brasil Afroempreendedor, REAFRO, associação sem fins lucrativos que tem a missão de fortalecer o afroempreendedorismo por meio da educação empreendedora, e a UnitedHealth Group Amil lançam o programa “Afronegócios Virando a Onda”. O programa tem como propósito gerar apoio para que afroempreendedores e afroempreendedoras se desenvolvam, alcancem todo o potencial necessário e passem a ganhar ainda mais destaque no mercado.

Serão contemplados micro e pequenos empreendedores, empresários, afro-brasileiros, sendo 100 deles e delas do município de São Paulo e outros 100 da cidade do Rio de Janeiro, capital. Os participantes do programa terão apoio do MentPreta, braço da REAFRO que dá mentorias empresariais, além de cursos da ENAFRO, Escola Nacional de Negócios Reafro. Eles vão aprender mais sobre Marketing de Negócios, Gestão Financeira e Plano e Gestão de Negócios com o curso de Afroempreendedorismo e Economia Colaborativa, além disso, terão acesso à mentoria individual e em grupo.

A população negra no Brasil movimenta todo ano em torno de 1.7 trilhões de reais. Segundo a pesquisa realizada no ano passado pela aceleradora PretaHub a maioria (52%) dos empreendedores negros do país são mulheres com menos de 40 anos de idade. Pesquisa do GEM, Global Entrepreneurship Monitor, com apoio do Sebrae aponta ainda que 28% dos brancos abrem negócio por necessidade contra 45% dos afroempreendedores e que muitas vezes acabam vendo sua empresa não decolar por falta de experiência e capacitação em gestão.

Para esta edição do “Afronegócios Virando a Onda” serão investidos cerca de R$ 200 mil. A Presidente da REAFRO, Aparecida da Silva, acredita que o apoio de uma instituição tão respeitada como a Amil Saúde é essencial para amplificar a potência da comunidade preta e parda no país. “Os negros e negras são a maioria dos empreendedores brasileiros. Muitos o fazem por necessidade e falta de oportunidade, então, precisamos capacitar para movimentar ainda mais o cenário econômico no Brasil. O apoio de empresas da magnitude da Amil fazem com que cada vez mais se fomente a responsabilidade social”.

Para se inscrever no “Afronegócios Virando a Onda” os interessados deverão entrar no site da Reafro e clicar na logomarca do programa para acessar a ficha de inscrição. https://reafro.org/site/

Sobre a REAFRO

A Rede Brasil Afroempreendedor é uma Associação Nacional de Direito Privado, sem fins lucrativos, de apoio e fomento ao afroempreendedorismo, se constitui como ferramenta substantiva para a organização e fortalecimento das/dos Afroempreendedores.

Sobre a AMIL

A Amil é uma empresa do grupo UnitedHealth Group, diversificada empresa do setor de saúde do mundo, que está posicionado de maneira única para ajudar a solucionar os desafios de saúde globais.

Informações à imprensa:

Silvana Ináciosilvana@sicomunicacao.com.br

reafro@reafro.org

INSCRIÇÕES ABERTAS ATRAVÉS DO PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO (clique abaixo no link)

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScLh-C3m3NJ4PZ-pHbMn82kmqXfcws7JD8Ph_rCUm2cjWIi2A/viewform